mosquito

conheça o mosquito da dengue

O mosquito transmissor da dengue é o Aedes Aegypti, que mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

É um mosquito caseiro e costuma picar as pessoas no começo da manhã ou no final da tarde. As áreas do corpo mais afetadas são os pés, tornozelos e pernas. Isso porque o mosquito costuma voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

mosquito

qual é o modo de transmissão?

A fêmea pica uma pessoa contaminada, mantém o vírus na saliva e o retransmite para a próxima vítima de sua picada. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

qual o ciclo de vida do mosquito?

O ciclo de vida do Aedes Aegypti compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Seu ciclo varia conforme a temperatura e a umidade. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

mosquito

quais são os sintomas após ser picado? fique atento!

sintomas zika chikungunya dengue
Febre É baixa e pode estar presente. Alta e de início imediato. Quase sempre presente. Alta e de início imediato. Quase sempre presente.
Dores nas articulações Dores que podem estar presente. Dores intensas e presentes em 90% dos casos. Dores moderadas e quase sempre presentes.
Manchas vermelhas na pele É baixa e pode estar presente. Dores intensas e presentes em 90% dos casos Pode estar presente.
Coceira Pode ser de leve a intensa e pode estar presente. Presente em 50 a 80% dos casos, intensidade leve. Pode estar presente.
Vermelhidão nos olhos Pode estar presente. Pode estar presente. Não está presente.

quais são os mais importantes criadouros do mosquito?

O mosquito Aedes Aegypti gosta de qualquer tipo de água desde que ela esteja parada e nas condições ideais de temperatura e luminosidade. Plantas (bromélias e outras), vasos, pneus, cisternas, lajes, caixas d'água, tonéis, baldes, calhas, etc.

COMO MATAR A LARVA DE MOSQUITO DA DENGUE

A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva. É preciso eliminar os focos de larvas, e para isso verifique uma vez por semana a sua casa. Elimine todos os locais com água parada ou que possam acumular água e aplique Biovech em recipientes que possam se tornar criadouros, matando possíveis larvas do mosquito.

É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Mantenha a garagem, o quintal e o jardim sempre limpos. Não acumule sucatas em casa. Chame o serviço de limpeza urbana de sua cidade para remover o lixo, entulhos e escoar as águas paradas ou empoçadas nas ruas.

NEOVECH - Feevale TechPark - Zona Industrial - Alameda da Inovação 270 - Sala 003 - CEP 93700-000 - Campo Bom - RS © 2015 NEOVECH - Todos os direitos reservados | Sitemap